Trabalhadores podem antecipar até 3 parcelas do FGTS para conseguir empréstimo; Saiba como


Recentemente, a Caixa Econômica Federal – CEF, lançou uma opção de empréstimo exclusivamente para quem aderiu ao Saque Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.


Como funciona o empréstimo FGTS
A Antecipação Saque Aniversário FGTS, é uma nova modalidade de crédito voltada a pessoas físicas que optaram pelo Saque Aniversário do FGTS e que indicaram a CAIXA para consulta dos seus saldos de Fundo de Garantia. O Banco do Brasil também liberou uma modalidade similar – o CDC FGTS. Saiba como funciona e como fazer um empréstimo nessa modalidade na Caixa Econômica Federal.

Calendário do FGTS emergencial
Primeiramente, você precisa ter aderido ao Saque Aniversário do FGTS. O empréstimo consiste em uma antecipação do valor do saque disponibilizado no mês do seu aniversário. 

O saldo do FGTS é utilizado como garantia da operação. A taxa de juros é bastante atrativa, 0,99%a.m., entre os empréstimos a pessoas físicas. O crédito é rápido e fácil, sem burocracia. 

Basta acessar o Internet Banking, simular, contratar e utilizar o recurso. Através desta modalidade, é possível antecipar até 3 parcelas, referente a 3 saques aniversários, sendo que a data do crédito do último ano não pode ultrapassar o limite de 999 dias a contar da contratação. 

Além disso, o valor mínimo de contratação é de R$ 2.000,00 obtido pela soma dos três Saques Aniversários passíveis de serem antecipados, sendo o valor mínimo por ano de R$ 300,00. 


Entretanto, você precisa atender a algumas condições para poder efetivar o empréstimo:

Ser maior de 18 anos ou emancipado

Possuir conta poupança ou conta corrente na CAIXA

Estar com CPF em situação regular na Receita Federal

Como contrar o empréstimo de antecipação do FGTS na Caixa?

Passo 01

Adesão ao Saque aniversário do FGTS

Primeiramente, faça a adesão ao Saque Aniversário do FGTS. Você pode fazer pelo Internet Banking da Caixa, pelo App Caixa ou App FGTS, e deve indicar a Caixa. Por fim, confira o valor a que tem direito.

Passo 02

Contratação

É possível contratar por meio da rede de agências e também pelo Internet Banking CAIXA. Entretanto, neste momento, por necessidade de ajustes no canal digital devido à grande procura, as contratações estão sendo realizadas somente nas agências e no Internet Banking pelo computador ou notebook. Contudo, de acordo com a CEF, em breve estarão disponíveis pelo aplicativo CAIXA via celular ou tablet.

Passo 03

Assinatura Eletrônica

Se você não tem assinatura eletrônica, saiba como cadastrar sua assinatura clicando aqui. ​

Passo 04

Dinheiro na conta

A CAIXA bloqueia o saldo na conta do FGTS para fins de garantia e libera o valor da Antecipação em sua conta no dia seguinte.

Considerações finais

Essa modalidade trata-se de uma excelente opção de empréstimo que pode salvar você de uma situação complicada. Todavia, cabe ressaltar que somente deve ser feito em caso de necessidade, pois o FGTS atualmente é um dos melhores investimentos de renda fixa.